Pubicado em: qua, jan 1st, 2014

Uberaba: Nova diretoria da Câmara Municipal é eleita na tarde deste feriado

Eleição e posse da Mesa Diretora 054_1024x682

Paulo César China assume a vice presidência da CMU

55455

Denise da Supra com menos de 3 meses já assume cargo na mesa diretora da CMU

 

O vereador Elmar Goulart (SDD) foi confirmado no cargo de presidente da Câmara Municipal de Uberaba durante reunião extraordinária para eleição e posse da Mesa Diretora para o ano de 2014, realizada na tarde do primeiro dia do ano. A solenidade contou com a presença do Prefeito Paulo Piau.

De acordo com o Regimento Interno o vereador Samuel Pereira (PR) foi quem conduziu os trabalhos, considerando ser o terceiro vereador mais votado na última eleição municipal. Samir Cecílio, o mais votado, estava ausente na reunião e o segundo lugar, Tony Carlos, assumiu cadeira de Deputado Estadual no último ano.

Conforme o Regimento Interno da CMU, o presidente em exercício abriu espaço para o registro das chapas para concorrerem à Mesa Diretora. Informou que o já existente registro da chapa liderada por Elmar Goulart (SDD) – Presidente; Paulo César Soares – China (SDD) – Vice-Presidente; João Gilberto Ripposati (PSDB) – 1º Secretário e Denise Max – Denise da Supra (PR) – 2ª Secretária.

Como não foi apresentada nenhuma outra chapa, o primeiro secretário ‘ad doc’, Afrânio Cardoso de Lara Resente (PROS), procedeu a chamada nominal para votação da nova Mesa, em escrutínio aberto. Os treze vereadores presentes votaram favorável a chapa apresentada. Desta forma, o presidente em exercício, declarou eleita a Mesa Diretora para o exercício de 2014, comandada pelo vereador Elmar Goulart, que pelo sétimo ano assume a presidência da CMU (1985 – gestão de 2 anos; 2000; 2001; 2002; 2013 e 2014).

Após a votação, com todos os membros da nova Mesa em seus respectivos lugares, foi feito o juramento oficial e assinatura do Termo de Posse. Desta forma, o presidente eleito declarou empossada a Mesa Diretora para a 17 Legislatura – gestão 2014.

O prefeito Paulo Piau, em seu pronunciamento, agradeceu a parceria da CMU no ano que passou e ressaltou que tanto o Poder Executivo como o Legislativo têm a missão de fazer acontecer o progresso e o desenvolvimento de Uberaba. Disse que ao longo de 2013 houve divergências e muitos debates entre os Poderes, mas que isso faz parte da democracia e o que prevaleceu foram os interesses da cidade.

Piau informou que para este ano haverá muitos desafios, entre eles concluir grandes obras iniciadas em 2013, entre elas o Projeto Água Viva, que não foi terminado por incapacidade financeira e o Hospital Regional, que irá atender 27 municípios, “mesmo sendo uma obra do Governo Federal, o município é quem está fiscalizando e supervisionando”. Disse que no primeiro semestre estará funcionando o serviço de transporte público rápido – BRT. Ressaltou que grandes investimentos empresariais acontecerão este ano em Uberaba. Citou a conquista do gasoduto e a coragem do Governador Anastasia que brigou pela instalação da Planta de Amônia e do gasoduto para Uberaba. Anunciou que pela primeira vez, dentro da ExpoZebu deste ano haverá um espaço tecnológico destinado às empresas de todo o Brasil, denominada Expô Dinâmica, a exemplo do que acontece na cidade de Ribeirão Preto-SP.

O vereador Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM) destacou a grande responsabilidade que o presidente da CMU, assim como o Prefeito, tem para com o município. Salientou que é necessário que amanhã (dia 02) os vereadores se reunissem com o prefeito a fim de traçar as metas para este ano.

Borjão salientou as muitas discussões que acontecem durante as votações dos projetos, mas que sempre prevaleceu a união entre os pares. Disse que política está desacreditada e que os vereadores são criticados pelo povo. “O vereador é um ‘soldado raso’ que tem que dar bom exemplo, temos que nos unir para mudar a política corrupta que vivenciamos no país. Nós temos que zelar pelo bem-comum da sociedade de Uberaba e que a imprensa, considerada a voz do povo, faça o serviço dela de levar as informações desta Casa para o povo”, disse.

O primeiro secretário eleito, João Gilberto Ripposati, ressaltou que não basta o presidente ter apenas o apoio dos seus secretários da Mesa, “temos que ser um colegiado, ajudar uns aos outros para cumprir o seu papel de legislador”. Destacou a importância de um legislativo forte, para melhor capacidade de fiscalizar os recursos que são aplicados no município. Enfatizou a importância dos vereadores terem o apoio do presidente da Casa, para que assim possam fortificar as comissões permanentes, bem como desenvolver bem o seu papel. “Colegas vereadores, unam-se a esta Mesa Diretora para que tenhamos uma única voz”, disse.

Já o Líder do Prefeito, Samuel Pereira, acrescentou que os vereadores têm a responsabilidade de ajudar o Executivo a cuidar da cidade. “Acreditamos no trabalho, na garra e seriedade do prefeito para 2014. Todos os vereadores têm o seu projeto, então que trabalhemos em conjunto. A cidade está num prospecto de crescimento industrial muito grande e Uberaba está acompanhando quem está trabalhando pela cidade”, enfatizou.

Denise Max, em seu pronunciamento disse que todos são passíveis de erros e acertos, mas espera que esta nova Mesa tenha mais acertos que erros. Disse estar feliz em representar as mulheres uberabenses no Poder Legislativo e que a classe feminina explore os seus serviços enquanto estiver na vereança.

O vereador Paulo César Soares agradeceu o prefeito por ter atendido a sua solicitação de cobrar o IPTU da ABCZ, que há 30 anos não pagava o imposto. Disse estar indignado pelo fato do Curtume Boi Bravo também não contribuir com o IPTU, pois, segundo o vereador, a área em que está localizada o frigorífico, no Plano Diretor consta como área rural, o que isenta a empresa do imposto. Pediu o prefeito que essa situação seja revista.

Finalizando os pronunciamentos, Elmar Goulart disse que durante sua gestão quer estar a par de todos os problemas e dificuldades enfrentadas pelos vereadores, para que as soluções sejam encontradas. Fez um agradecimento especial à Mesa Diretora de 2013 e ressaltou que Uberaba é uma cidade do bem, do amor, da paz e de desenvolvimento. “Contem comigo. Não serei só presidente desta Casa, mas também um amigo e um companheiro. Destaco também a importância dos funcionários da Câmara, pois sem eles os vereadores não poderiam fazer o seu trabalho em prol do município”, finalizou.